Um pouco de história
1950 — Alan Turing
O cientista da computação Alan Turing (1912–1954), nascido no Reino Unido, é considerado o pioneiro na área de Inteligência Artificial, e ficou conhecido por desenvolver o Teste de Turing na década de 1950.
Em linhas gerais, Turing propôs um teste interrogatório a um sistema (máquina). Com o Teste de Turing, um sistema consegue se identificar como um computador ou um ser humano.
Segue uma dica de filme “ O Jogo da Imitação” que conta história desse mestre
1956 — Primeiro Grupo de Inteligência Artificial
Entre junho e agosto de 1956, um grupo de cientistas agitou o campus do renomado Dartmouth College, em New Hampshire. Nomes lendários da computação como John McCarthy, Oliver Selfridge, Marvin Minsky e Trenchard More discutiram a automação, matéria que florescia na academia e dividia opiniões sobre a capacidade de máquinas de exercer tarefas humanas.
1959 — Popularizou o termo Machine Learning
Arthur Lee Samuel foi um pioneiro americano no campo de jogos de computador e inteligência artificial .Ele popularizou o termo “ aprendizado de máquina “ em 1959. O Samuel Checkers-playing Program estava entre os primeiros programas de autoaprendizagem bem-sucedidos do mundo e, como tal, uma demonstração muito precoce do conceito fundamental de inteligência artificial (IA ).Ele também foi um membro sênior da comunidade TeX que dedicou muito tempo dando atenção pessoal às necessidades dos usuários e escreveu um manual do TeX em 1983.
O que é ?
Inteligência Artificial ( IA), é ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar e têm a capacidade de executar tarefas específicas, com eficiência e precisão igual aos próprios seres humanos.
Machine learning ( ML) pode ser entendido como uma subcategoria de IA. Esse sistema é capaz de analisar uma grande quantidade de dados por meio de métodos estatísticos específicos, além de usar uma variedade de algoritmos para encontrar padrões no banco de dados. Com base nesses padrões, consegue fazer determinações ou predições.
Deep learning(DL), se desenvolveu a partir de 2010 com o surgimento de computadores poderosos e o aumento dos dados acessíveis, tornando possível os avanços de aprendizado de máquina ou aprendizado profundo, também é uma das técnicas utilizadas pelo aprendizado de máquina. Ela tem como base a utilização das redes neurais profundas. Isso significa que o aprendizado pode acontecer também nas várias camadas do próprio neurônio.
Amazon e Netflix utilizam de técnicas de machine learning e deep learning para recomendar filmes.
Falando de filmes, abaixo uma lista de filmes sobre o tema Inteligência Artificial pra buscar nas plataformas.
1) 2001 — Uma Odisseia no Espaço (1968)
2) Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
3) Matrix (1999)
4) Colossus 1980 (1970)
5) O Exterminador do Futuro 1 & 2 (1984; 1991)
6) O Fantasma do Futuro (1995)
7) A. I. — Inteligência Artificial (2001)
8) Lunar (2009)
9) Her (2013)
10) Ex Machina (2015)
11) O Jogo da Imitação(2015)
Conclusão
A inteligência Artificial não é algo recente, existe desde 1950 todos os cientistas exploraram o campo “Redes Neurais”, porém a disciplina Deep Learning já é algo mais recente, essas disciplinas estão alta do mercado mundial e aqui no Brasil está apenas começando. Precisamos entender que a tecnologia precisa ser nossa aliada e necessário entender sua história e desafios. Finalizo esse artigo com um convite para trocar ideia, caso queira aprofundar no assunto e sugestões para crescer essa lista de filmes!