Sempre que as palavras “automação” e “aprendizado de máquina” são citadas, para muitos, é gerada certa desconfiança, afinal, por que devemos confiar nos resultados obtidos por um computador?
Visando desmistificar este pensamento! No artigo de hoje, vamos explicar como o aprendizado de máquina não supervisionado é aplicado na Atomus Invest, bem como seus benefícios na análise de ações e descoberta de novas oportunidades!
Para início de tudo, o que é a Clusterização?
A Clusterização é um tipo de aprendizado de máquina não supervisionado, muito utilizado em análise estatística para classificar dados pertencentes a uma amostra em grupos que compartilham características comuns. Na nossa Plataforma, as ações são agrupadas partindo de um conjunto de indicadores fundamentalistas previamente selecionados.
O gráfico gerado a partir da clusterização nos fornece ideias sobre a afinidade de uma empresa em relação a outra, baseando-se em seus indicadores. Portanto, quanto mais próximo um grupo de empresas está, existe uma maior similaridade dos seus fundamentos.