
Com a popularização dos cartões de crédito nas ultimas duas décadas, trazendo a praticidade e conveniência para o dia-a-dia dos usuários, o cartão se tornou indispensável nos dias de hoje. Desde as compras mais simples no super mercado, consultas medicas, até transporte.
De acordo com levantamento da Kantar, 65% das famílias brasileiras utilizam o cartão de crédito no dia-a-dia. Em 2020 não foi diferente, com toda a conjuntura e situação com que o mundo se encontrava, as compras online ajudavam esse número crescer em um ritmo ainda mais acelerado. Mesmo com toda conveniencia e sistemas de segurança dos bancos e bandeiras de cartões, o número de fraudes crescem a cada ano, como clonagem dos cartões até engenharia social feita através da internet para roubo de dados pessoais e financeiros.
Como ML pode ajudar na detecção e prevenção de fraudes?
Grandes instituições financeiras ao redor do globo possuem diversos mecanismos para combater esse tipo de ação. Como exemplo a bandeira de cartões e serviços financeiros, Visa. Que a mais de duas décadas já usa Machine Learning para detecção de fraudes analisando as atividades feitas e padrões para aprender como funciona o comportamento de compra típico dos seus clientes para que, mesmo antes de fazer quaisquer movimentações financeiras, possam detectar atividades suspeitas.
Além de manter seus clientes seguros, de acordo com a Visa, seu mecanismo de segurança já preveniu certa de 25 bilhões de dólares em prejuízos.